On Grid ou Off Grid? Qual a melhor opção para você?

Conteúdo

Produtos completos para sua casa, empresa ou projetos futuros.
Visite nossa loja online ou venha tomar um cafezinho para entender mais sobre energia solar!

Leia também: Tudo sobre Energia Solar.

Avalie post

Conheça as vantagens e desvantagens dos dois sistemas

A instalação de um sistema solar fotovoltaico é um sonho para muitas pessoas. Algumas pensam na economia, outras no meio ambiente e tem quem vai pela modernidade e na tecnologia que essas novas ferramentas representam. Apesar disso, não basta apenas sonhar, é necessário entender como esses sistema funcionam e quais são as melhores opções de acordo com as necessidades de cada família. Por exemplo, hoje, no mercado, há sistemas com opções on grid e off grid. Você já sabe qual a melhor opção para a sua residência ou empresa? A gente explica.

O sistema on grid (sistema fotovoltaico conectado à rede) é um conjunto de equipamentos capaz de converter a energia do sol em energia elétrica. Ele é composto por módulos fotovoltaicos e pelo inversor interativo, que, por vez, além de produzir uma onda senoidal pura, sincronizam a frequência com a rede elétrica.

Já o sistema off grid, que pode ser traduzido como “fora da rede”, é um sistema que compreende uma rede privada desligada do resto da rede elétrica, o que pode ser feito intencionalmente ou devido à localização remota da rede que se pretende alimentar. Com custos superiores, quando comparado ao on grid, os sistemas off – também chamado de rede autônoma – têm como principal característica a desconexão com a rede elétrica comum, ou seja, o sistema se sustenta sozinho por meio do uso de baterias.

De forma descomplicada, vale explicar que o sistema on grid trabalha sob a ideia de compensação, pois, durante o dia, o sistema produz energia e, mesmo que esta energia não esteja sendo utilizada no momento, ela fica armazenada na rede elétrica. Já no período da noite, quando não há sol, a concessionária de energia continuará a fornecer eletricidade. Desta forma, o cliente nunca fica desassistido, afinal, sempre há suporte de algum dos lados.

Todavia, o sistema off grid é totalmente autônomo e isolado. Desta forma, não há contratação e nem prestação de serviços de concessionárias de energia. Mas agora fica a pergunta: no período noturno, como ter energia? É simples. Neste caso, toda energia gerada durante o dia é armazenada em baterias, que, por vez, asseguram o funcionamento do sistema em períodos com pouca ou nenhuma disponibilidade de luz solar. Em momentos do dia, quando há excedente de produção de energia, as baterias são recarregadas e garantem eletricidade em outros momentos adversos. 

Vantagens X Desvantagens

Entre as vantagens do sistema on grid, estão: menor custo para aquisição; falta de necessidade da utilização de sistema de cargas e baterias; mais eficiência; sistema de compensação; projeto mais equilibrado; possibilidade de consumir os créditos em outra unidade, desde que ambas sejam do mesmo proprietário; possui riscos técnicos menores por contar com a rede da concessionária. Entre as desvantagens, estão: não é um sistema 100% independente; possui pagamento do custo de disponibilidade da concessionária de energia. 

Já entre as vantagens do sistema off grid, estão: uso em regiões mais remotas, já que é um sistema que não depende de uma rede de distribuição local; não é preciso pagar conta de luz (nem a taxa mínima); e conta com sistema de armazenamento de energia. Entre as desvantagens, estão: necessidade de usar controladores de carga e baterias; custos mais elevados; e menor eficiência.

E você, já decidiu qual opção se encaixa melhor entre as necessidades e os desejos da sua família ou da sua empresa? Para tirar dúvidas e fazer seu orçamento, entre por meio do nosso site. Somos especialistas em energia solar e oferecemos soluções completas e personalizadas para você.

Energia Solar na sua Casa?

A Achei Energia tem especialistas em projetos residenciais.
Conte um pouco sobre o que precisa. Vamos criar o projeto perfeito!

FALE COM UM ESPECIALISTA!

Energia Solar

Energia Solar Fotovoltaica: O que é, Como Funciona, Dicas e Exemplos

Energia solar fotovoltaica é uma forma de energia renovável que aproveita a luz do sol para gerar eletricidade. Esse processo ocorre por meio de painéis solares que captam a energia solar e a transformam em corrente elétrica. Essa tecnologia se baseia no efeito fotovoltaico, que ocorre quando os fótons de luz do sol colidem com as células fotovoltaicas, gerando uma corrente elétrica....

Leia Mais...

Luminária Solar
Energia Solar

Luminária Solar: O que é, Tipos, Importância, Exemplos e Preços

Luminárias Solar são dispositivos de iluminação que utilizam energia solar para fornecer luz. Ela consiste em uma estrutura que abriga painéis solares, uma bateria recarregável, uma fonte de luz (geralmente LEDs) e um controlador de carga. Esses componentes trabalham em conjunto para captar a energia do sol durante o dia, armazená-la na bateria e usá-la para iluminar o ambiente durante a noite.

Leia mais »
Controlador de Carga
Energia Solar

Controlador de Carga: O que é, Tipos, Importância e Exemplos

Um controlador de carga é um dispositivo eletrônico utilizado em sistemas de energia solar ou eólica para regular o fluxo de energia entre as fontes de energia renovável (painéis solares, turbinas eólicas, etc.) e as baterias de armazenamento. Ele desempenha um papel importante na maximização da eficiência e vida útil das baterias, evitando sobrecarga, descarga excessiva e outros problemas relacionados ao armazenamento de energia.

Leia mais »
Bateria para Energia Solar
Energia Solar

Bateria para Energia Solar: O que é, Como Instalar e Exemplos

Bateria solar é um dispositivo que armazena a energia gerada por um sistema de painéis solares. Os painéis solares convertem a luz do sol em energia elétrica, mas a energia gerada é intermitente, variando de acordo com a quantidade de luz solar disponível. Por isso, uma bateria solar é essencial para armazenar essa energia e garantir que ela esteja disponível para uso quando não houver luz solar suficiente.

Leia mais »