Conheça as vantagens e desvantagens dos dois sistemas
A instalação de um sistema solar fotovoltaico é um sonho para muitas pessoas. Algumas pensam na economia, outras no meio ambiente e tem quem vai pela modernidade e na tecnologia que essas novas ferramentas representam. Apesar disso, não basta apenas sonhar, é necessário entender como esses sistema funcionam e quais são as melhores opções de acordo com as necessidades de cada família. Por exemplo, hoje, no mercado, há sistemas com opções on grid e off grid. Você já sabe qual a melhor opção para a sua residência ou empresa? A gente explica.
O sistema on grid (sistema fotovoltaico conectado à rede) é um conjunto de equipamentos capaz de converter a energia do sol em energia elétrica. Ele é composto por módulos fotovoltaicos e pelo inversor interativo, que, por vez, além de produzir uma onda senoidal pura, sincronizam a frequência com a rede elétrica.
Já o sistema off grid, que pode ser traduzido como “fora da rede”, é um sistema que compreende uma rede privada desligada do resto da rede elétrica, o que pode ser feito intencionalmente ou devido à localização remota da rede que se pretende alimentar. Com custos superiores, quando comparado ao on grid, os sistemas off – também chamado de rede autônoma – têm como principal característica a desconexão com a rede elétrica comum, ou seja, o sistema se sustenta sozinho por meio do uso de baterias.
De forma descomplicada, vale explicar que o sistema on grid trabalha sob a ideia de compensação, pois, durante o dia, o sistema produz energia e, mesmo que esta energia não esteja sendo utilizada no momento, ela fica armazenada na rede elétrica. Já no período da noite, quando não há sol, a concessionária de energia continuará a fornecer eletricidade. Desta forma, o cliente nunca fica desassistido, afinal, sempre há suporte de algum dos lados.
Todavia, o sistema off grid é totalmente autônomo e isolado. Desta forma, não há contratação e nem prestação de serviços de concessionárias de energia. Mas agora fica a pergunta: no período noturno, como ter energia? É simples. Neste caso, toda energia gerada durante o dia é armazenada em baterias, que, por vez, asseguram o funcionamento do sistema em períodos com pouca ou nenhuma disponibilidade de luz solar. Em momentos do dia, quando há excedente de produção de energia, as baterias são recarregadas e garantem eletricidade em outros momentos adversos.
Vantagens X Desvantagens
Entre as vantagens do sistema on grid, estão: menor custo para aquisição; falta de necessidade da utilização de sistema de cargas e baterias; mais eficiência; sistema de compensação; projeto mais equilibrado; possibilidade de consumir os créditos em outra unidade, desde que ambas sejam do mesmo proprietário; possui riscos técnicos menores por contar com a rede da concessionária. Entre as desvantagens, estão: não é um sistema 100% independente; possui pagamento do custo de disponibilidade da concessionária de energia.
Já entre as vantagens do sistema off grid, estão: uso em regiões mais remotas, já que é um sistema que não depende de uma rede de distribuição local; não é preciso pagar conta de luz (nem a taxa mínima); e conta com sistema de armazenamento de energia. Entre as desvantagens, estão: necessidade de usar controladores de carga e baterias; custos mais elevados; e menor eficiência.
E você, já decidiu qual opção se encaixa melhor entre as necessidades e os desejos da sua família ou da sua empresa? Para tirar dúvidas e fazer seu orçamento, entre por meio do nosso site. Somos especialistas em energia solar e oferecemos soluções completas e personalizadas para você.