Dúvidas Frequentes

Confira dúvidas comuns sobre Energia Solar

Dúvidas frequentes sobre Energia Solar

O custo médio de um projeto completo de energia solar para residência é de R$14.500,00. Esse valor corresponde a um sistema que gera em torno de 280kWh/mês, com potência de 2,68kWp. A complexidade da instalação e a distância podem elevar o custo!

Em média, um projeto residencial precisa de 8 placas solares. Esse sistema seria responsável por produzir em torno de 280Kwh/mês. Vale lembrar, que os projetos de energia solar devem ser personalizados à sua necessidade!

Nós conseguimos zerar o seu gasto com consumo de energia, porém sempre haverá a custo de disponibilidade que varia de acordo com o modo que você é atendido pela distribuidora:

  • Para padrões monofásicos, paga-se 30kWh;
  • Para padrões bifásicos, paga-se 50kWh;
  • Para padrões trifásicos, paga-se 100kWh;

Para consumidores do grupo A, paga-se a demanda contratada.

A produção de energia depende da luminosidade solar, sendo assim haverá produção, porém em menor quantidade, já que a intensidade da luz que atingirá as suas placas solares será menor.

Mas não se preocupe, mesmo que a sua produção seja baixa, você continuará energizado pela distribuidora e utilizando os créditos gerados pelo seu sistema. Até porque, essa condição (dias chuvosos e nublados) é considerada nos cálculos do seu projeto.

O sistema on grid é um sistema de geração de energia solar fotovoltaico conectado à rede elétrica da distribuidora local. Nessa modalidade, as placas solares produzem energia para o consumo imediato e o excedente é enviado para a distribuidora, gerando créditos que serão utilizados para compensar o consumo em momentos que não há produção própria.

A energia gerada a mais, se torna crédito na distribuidora que serão usados quando a geração das placas solares não for suficiente (em casos de dias chuvosos e nublados). Os créditos gerados pela energia solar, possuem prazo de validade de 60 meses, além disso é possível utilizar esses créditos para realizar o abatimento e outra conta de luz, através do autoconsumo remoto.

A conclusão da instalação do sistema de geração de energia solar depende da complexidade do projeto, ou seja, sistemas com poucas placas solares, em média, leva até dois dias para que a instalação seja finalizada. Já para sistemas maiores, este prazo aumenta.

O gerador de energia é composto pelas placas solares (ou módulos fotovoltaicos), responsáveis pela geração de energia. Depois vem o inversor com a função de transformar a produção das placas solares em uma energia útil para o seu consumo. Além destes, temos a stringbox, que é responsável pela proteção elétrica de todo o sistema. Para fazer todas essas ligações e conexões, precisamos dos cabos e conectores que são específicos para a aplicação solar. Por fim, as estruturas de fixação para telhado, garantindo que suas placas solares permaneçam sobre seu telhado!

O sistema como um todo possui uma vida útil mínima de 25 anos com poucas intervenções de manutenção. Segue abaixo as garantias por produto:

Placa solar – Garantia de potência de 25 anos, ou seja, o fabricante garante que as placas solares produzirão pelo menos 80% da sua capacidade ao final de 25 anos. Além dessa, possui uma garantia de 10 anos contra qualquer defeito de fabricação;

Inversor – Garantia de 5 anos contra qualquer defeito de fabricação. Essa garantia chega até 10 anos contra defeito de fabricação quando falamos em micro inversores;

Estrutura de fixação – Produzida e alumínio para garantir pouco peso e alta resistência, possui garantia de 1 anos contra qualquer defeito de fabricação;

Cabos e conectores – Específicos para a aplicação solar, os cabos e conectores possuem garantia de 1 ano contra qualquer defeito de fabricação;

Instalação – Garantimos o suporte técnico e qualquer necessidade de reparo durante o primeiro ano.

Combinaremos para agendar a melhor data possível para você. Aproveitamos a parte da manhã, na qual a incidência de sol é menor para realizar a fixação das placas solares no telhado. Em seguida, instalamos o inversor e as proteções elétricas, mantendo a limpeza do local. Todo o processo de instalação é realizado por profissionais altamente capacitados, seguindo todas as normas de segurança previstas (NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade – e NR35 – Trabalho em altura).

O prazo de entrega dos equipamentos do gerador de energia solar depende da aprovação do projeto – envio do parecer de acesso – junto a distribuidora de energia local. Sendo assim, o prazo médio para entrega das placas solares e os demais componentes do sistema de geração de energia solar fotovoltaica são de 45 dias.

As etapas para a execução do projeto são:

  • Análise de consumo – a partir dessa análise é preparada a proposta comercial;
  • Visita técnica – esta etapa é fundamental para levantar todas as características físicas do local de instalação;
  • Negociação comercial – neste momento assinamos o contrato e iniciamos o projeto;
  • Homologação – desenvolvemos o projeto elétrico, juntamos com os documentos pessoais do cliente e damos início na homologação junto a distribuidora de energia;
  • Instalação – com a aprovação do projeto através do parecer de acesso, vem a parte da “mão na massa”. Fixamos as placas solares no telhado, instalamos o inversor e as proteções elétricas e conectamos tudo ao sistema elétrico de sua residência. Pronto, o sistema está preparado para funcionar;
  • Vistoria – com o sistema pronto para funcionar, solicitamos a vistoria da distribuidora para que ela certifique que tudo está de acordo com as normas. E pode confiar, estará;
  • Conclusão – Após o relatório da vistoria da distribuidora, solicitamos a instalação do relógio bidirecional, totalmente gratuito. Ele será o responsável por analisar a quantidade de energia consumida e a injetada. Após a troca, o seu bolso agradece!

O relógio bidirecional é o medidor de energia responsável por contabilizar a quantidade de energia que foi consumida pela residência (energia disponibilizada pela distribuidora) e a energia injetada na distribuidora que fora produzida pelo sistema de energia solar fotovoltaica.

Não há nenhum custo para a compra e instalação do medidor. De acordo com a resolução normativa 482/2012, a distribuidora é a responsável técnica e financeira pelo sistema de medição de energia em sistemas pertencentes a micro geração distribuída.

Caso falte energia da distribuidora, o inversor perde a sincronia com a rede e, consequentemente, para de funcionar por medida de segurança. Essa função é chamada de anti-ilhamento e garante que a manutenção das redes de distribuição de energia seja realizada sem que haja o risco eminente de choque elétrico nos técnicos da distribuidora de energia.

Sim, ao finalizar a instalação, o último passo é realizar a configuração do aplicativo para acompanhamento de todos os parâmetros da geração das suas placas solares. Além do app no celular, é possível realizar o acompanhamento via browser também!

A visita técnica é uma etapa fundamental para o início do projeto, pois é neste momento que serão analisadas todas as condições físicas do local de instalação. Analisa-se os fatores de performance (orientação, inclinação e sombreamento do telhado) para otimizar a produção de energia da placa solar, o padrão de entrada que deve estar dentro da norma da distribuidora e o local de instalação do inversor, das proteções elétricas e passagem do cabeamento, atendendo todas as necessidades de estética do cliente.

O autoconsumo remoto é uma alternativa que permite que você possa produzir energia em local diferente ao do consumo, por exemplo, você mora em um apartamento e não possui espaço para a produção de energia, porém, você possui um sítio que tem espaço de sobra. Essa modalidade, permite que você produza energia em seu sitio e utilize o excedente para abater a conta do seu apartamento. Para que isso seja possível devemos obedecer a apenas duas obrigações: ambas as contas devem possuir mesma titularidade, ou seja, mesmo CPF ou CNPJ, e estar sob mesma área de concessão (mesma distribuidora de energia).