Diferenças Entre os Tipos de Placas Solares: Antes mesmo de conhecer as diferenças entre os tipos de placas solares, devemos entender que as placas solares são compostas por várias células fotovoltaicas, as mais comuns variam de 36 até 144 células por placa, conectadas eletricamente por trilhos.
A célula fotovoltaica é o equipamento capaz de converter a luminosidade solar em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. Observado pela primeira vez em 1839, por um físico francês, Alexandre Edmond Becquerel, o efeito fotovoltaico consiste em um fenômeno físico que gera uma diferença de potencial na célula fotovoltaica quando exposta a luminosidade solar.
Existem dois principais tipos de placas solares e a diferença está na fabricação da célula fotovoltaica, podendo ser monocristalina e policristalina. Há ainda um terceiro tipo presente no mercado que é o thinfilm (em português, filme fino) porém em menor escala.
PLACA SOLAR MONOCRISTALINA
A placa solar é chamada de monocristalina pois o lingote utilizado na fabricação das células fotovoltaicas é feito a partir de um único cristal de silício. Tal fato, faz com que a energia produzida nas células tenha uma menor resistência em sua movimentação, tornando-a uma placa mais eficiente em sua geração, mesmo que seja a tecnologia mais antiga.
Por serem mais eficientes que outros modelos, as placas monocristalinas necessitam de menos área sobre o telhado para produzir energia, tornando-se indispensável em projetos que possuem limitação de espaço. Além disso, em condições de pouca incidência de energia solar, sua capacidade de produção de energia elétrica também é maior!
Todas essas vantagens têm um custo. As placas monocristalinas custam em torno de 25% a mais, aumentando significativamente o custo do projeto de energia solar fotovoltaica.
Vantagens
- Mais eficiente na capacidade de converter energia solar em energia elétrica;
- Considerando uma mesma potência, ocupam menos espaço e são mais leves;
- Maior capacidade de geração em condições de baixa luminosidade.
Desvantagens
- O custo das placas solares é maior;
- Maior desperdício na produção da célula.
PLACA SOLAR POLICRISTALINA
Já as placas solares policristalinas são exatamente o oposto. O lingote que dá origem às células fotovoltaicas é fabricado a partir de vários cristais de silício, como o próprio nome indica. Por conta dos cristais não se encaixarem perfeitamente (estrutura molecular), há resistência maior na passagem da corrente elétrica, tornando a placa menos eficiente.
Este modelo tem o custo por watt (R$/watt) menor em relação às placas solares monocristalina. Isso acontece, pois, além de gastar menos energia no processo de fabricação, o desperdício na hora do corte dos lingotes é bem baixo. Além disso, após difundida no mercado, as placas solares policristalinas são produzidas em maior escala, reduzindo ainda mais os custos na hora de fabricar a placa solar.
Vantagens
- Custo até 25% menor;
- Menos desperdício na fabricação;
- Mais fácil de encontrar no mercado.
Desvantagens
- Menos eficiente;
- Considerando uma mesma potência, são maiores e mais pesadas;
- Menor capacidade de geração em condições de baixa luminosidade.
PLACA SOLAR DE FILME FINO
A ideia de placa solar de filme fino (thinfilm) é revolucionária pela sua capacidade de flexão. Esta tecnologia expande as aplicações que podem ser feitas com placa solar, como uma usina fotovoltaica móvel onde as placas possam ser enroladas, aplicação em construções redondas sem perder a arquitetura do local, entre outras.
O filme fino consiste em depositar várias camadas finas com propriedade fotovoltaicas, com a espessura de um papel, em um substrato flexível. Entretanto, são diversos os contras para a utilização das placas solares de thinfilm.
A eficiência desse modelo de placa solar é extremamente baixa, fazendo necessário ocupar grandes áreas para a produção de energia. Comparada com a eficiência dos modelos tradicionais de silício (poli ou mono), a geração de energia pode chegar à metade utilizando o mesmo espaço.
Por necessitar de áreas maiores, aumenta a quantidade de material para fixação, tornando o sistema mais caro. O impacto do sombreamento na geração de energia solar, utilizando placas de filme fino, é maior.
Vantagem
- São flexíveis;
Desvantagens
- O custo da instalação é maior;
- Processo de fabricação sujo;
- Menor eficiência;
- Necessita de uma área maior;
- Baixa vida útil;
- Tecnologia imatura.
Agora que você já conhece um pouco mais de cada tipo de placa, escolha a melhor opção para a sua casa e seu bolso. Mas não se esqueça que energia elétrica é coisa séria, sempre chame um profissional capacitado para projetar, instalar e homologar o seu sistema solar.