Apenas 0,0008% da energia elétrica produzida em nosso país vem de sistemas solares fotovoltaicos. E se o sol é uma fonte inesgotável, por que não usá-lo?
Mesmo com alto índice de insolação, somente 1,1% das casas brasileiras possuem sistemas de energia solar. Já em lugares com menor incidência da luz do sol, como Alemanha, possuem cerca de 15% das residências equipadas e Israel, com 90%.
Isso acontece por falta de incentivo de políticas públicas. Desde janeiro de 2013, a Aneel permitiu que qualquer pessoa pudesse gerar sua própria energia e trocar por créditos na concessionária para abater na conta de luz. Portanto, o investimento tem retorno a médio prazo e afasta novas aquisições de energia solar.
Ainda faltam incentivos, como crédito com baixos juros e redução de impostos, que transformem um sistema solar fotovoltaico em desejo para casas e empresas. Faltam informações sobre os benefícios, que vão além de ser uma fonte limpa e renovável.
Os brasileiros precisam entender que o consumidor pode economizar até 95% da conta de luz após um ano e meio de uso. Eles merecem saber que os painéis solares exigem manutenção mínima e que sua instalação é simples. As concessionárias deveriam cumprir o prazo de 7 dias para o processo de homologação e não em até 4 meses. Os órgãos públicos poderiam realizar campanhas de conscientização para que mais pessoas tivessem acesso à luz do sol para aproveitar essa tecnologia.
A energia solar traz grande economia ao bolso e pode ajudar a garantir o futuro do nosso meio ambiente. Tá esperando o que para compartilhar esse conteúdo com quem precisa parar de gastar dinheiro à toa na conta de luz e aproveitar melhor a luz do sol?