Hoje, você conhecerá tudo sobre baterias e as suas aplicações em sistemas de energia solar.
Por isso, se você ainda não conhece os diferentes tipos de baterias que existem ou se não sabe qual é o mais adequado para o uso em energia solar, leia atentamente até o final!
Até o final deste conteúdo, com certeza sanaremos todas as suas dúvidas. Mas antes de começarmos, não se esqueça de compartilhar este artigo com aquele seu amigo (a) que também não conhece os tipos de baterias e as suas aplicações para energia solar. Este artigo o ajudará muito!
Agora, vamos lá!
Quais os diferentes tipos de baterias?
Antes da gente começar a falar sobre a melhor bateria para o uso em energia solar, é muito importante que você conheça os principais tipos de baterias que existem atualmente e um pouco de suas características.
Se pararmos para pensar, hoje em dia, em nossa casa, é difícil encontrar um eletrodoméstico ou um produto eletrônico que não tenha uma bateria.
Tendo como principal função armazenar energia, a bateria é uma peça fundamental no mundo da eletrônica. Dessa forma, entre os principais tipos de baterias que temos hoje, estão:
Lítio-Íon
Para começar, o primeiro tipo de bateria que falaremos é a bateria de lítio-íon. Essa é uma bateria que vem tendo um grande destaque pelo seu alto poder de armazenamento, em comparação a outros tipos de bateria.
Além disso, sendo algo muito bacana, essa bateria ainda costuma ser bem mais leve do que muitos outros modelos que falaremos mais para frente.
Dessa forma, tendo um tamanho menor, mas um bom poder de armazenamento, essa bateria costuma ter uma boa flexibilidade, o que lhe permite ser usada em diversas situações.
Chumbo-Ácido
Partindo para o próximo modelo de bateria, falaremos da bateria de chumbo-ácido. Se você já vem pesquisando por baterias, é bem provável que você já tenha ouvido falar da bateria de chumbo-ácido.
Falamos isso porque esse foi um dos modelos de baterias mais usados no último século, dessa forma, a bateria de chumbo-ácido está presente em diversas áreas.
Diferente do modelo anterior, que era leve e flexível, a bateria de chumbo-ácido é uma das baterias mais pesadas. Portanto, em projetos na qual o peso deve ser reduzido, essa não é uma das melhores opções de baterias.
Agora, assim como tudo na vida, esse tipo de bateria também tem as suas vantagens. De modo geral, a bateria de chumbo-ácido é uma bateria barata e que não exige tantas manutenções. Somado a isso, ela ainda conta com uma auto descarga baixa.
Ainda falando sobre as baterias de chumbo ácido, elas podem ter diferenciação entre si: automotivas e estacionárias.
As baterias automotivas de chumbo ácido possuem placas de chumbo mais finas, porém em altas quantidades. A construção das baterias desse modo, garante uma maior superfície de contato para o ácido, sendo capaz de fornecer uma maior quantidade de corrente. Entretanto, faz com que a sua vida útil seja menor.
Já as baterias estacionárias de chumbo ácido possuem placas de chumbos mais grossas e, consequentemente, em menor quantidade que as automotivas. Essa construção não garante tanta superfície de contato para o ácido, porém eleva a vida útil da bateria e garante que ela possa ter descargas mais profundas.
Um ponto muito importante entre as duas é a questão da segurança. Enquanto as baterias automotivas emitem gases tóxicos nocivos à saúde e não devem ser utilizadas em lugares fechados com a presença de pessoas, as baterias estacionárias possuem um filtro capaz de impedir a passagem do vapor da solução ácida. Vale ressaltar que nenhuma dessas baterias devem ser confinadas!
Lítio-Íon
Entrando em um outro tipo de bateria que é muito comentado, falaremos sobre as baterias de lítio-íon.
Esse é um tipo de bateria que costuma ser muito utilizado em drones e aeromodelos, tanto pela sua leveza quanto pela facilidade de recarregá-la. Mas o seu uso não se limita apenas a eletrônicos de pequeno porte.
A bateria de lítio-íon é uma bateria que pode ser usada para diversos projetos, isso porque ela possui uma ótima vida útil e um grande volume de energia.
Por sinal, falando em diferentes usos, as baterias de lítio-íon são usadas até mesmo em veículos elétricos. Hoje, grande parte dos carros elétricos usam essa bateria. Além da leveza e vida útil, que falamos antes, esse tipo de bateria ainda é menos sensitivo a altas temperaturas.
Nimh ou Níquel Hidreto Metálico
Como penúltimo tipo de bateria que falaremos hoje, iremos falar sobre a Nimh ou Bateria de Níquel Hidreto Metálico.
Para começarmos a falar sobre as características dessa bateria, não podemos deixar de falar sobre a sua densidade de energia. Em comparação com a bateria de chumbo-ácido, que falamos há um tempo atrás, a bateria de nível hidreto metálico conta com uma densidade 50% maior, o que é algo super bacana.
Além disso, sendo um outro ponto positivo, esse tipo de bateria costuma ser muito atrativa economicamente.
Em relação ao seu uso, a bateria de níquel hidreto metálico costuma ser muito utilizada em veículos híbridos. Para quem ainda não conhece, os veículos híbridos são aqueles que contam tanto com um motor de combustão quanto com um motor elétrico.
Pelo fato de os veículos híbridos estarem crescendo muito, esse tipo de bateria vem sendo muito utilizado.
Níquel Cádmio
Para encerrarmos com chave de ouro a nossa lista dos tipos baterias, falaremos sobre a bateria de níquel cádmio.
Caso você ainda não conheça esse modelo, a bateria de níquel cádmio é um tipo de bateria que está muito presente em câmeras e celulares.
Dessa forma, dependendo do seu modelo de celular, se você der uma olhada na bateria dele, há grandes chances de ela ser uma bateria de níquel cádmio.
Com isso, por se tratar de uma bateria muito presente nos smartphones, já podemos perceber que esse é um tipo de bateria que tem um ciclo de vida bastante prolongado, além de conseguir ser recarregável.
Contudo, destacando uma desvantagem dela, é importante falarmos que o cádmio é um metal muito tóxico. Isso faz com que, ao longo do tempo, essa bateria venha sendo substituída por modelos mais amigáveis ambientalmente.
Qual o mais indicado para o uso em energia solar e por quê?
Bom, agora que você já conheceu os principais tipos de baterias que temos atualmente, qual você acha que é o mais indicado para o uso em energia solar?
De todos os tipos que vimos em nossa lista, a bateria mais indicada para o uso em energia solar é a bateria de lítio-íon. Como falamos antes, essa é uma bateria que tende a ser bem leve e flexível, além de ter um bom volume de energia e uma excelente vida útil.
Entretanto, seu alto valor de mercado faz com que ela ainda não seja tão difundida nos projetos de energia solar OffGrid e, portanto, atualmente a bateria mais utilizada nesses sistemas são as estacionárias de chumbo-ácido.
Como funciona a vida útil da bateria?
Quando se trata de bateria, muitas pessoas têm dúvidas em relação a vida útil. Para quem não sabe, de uma forma simples, a vida útil de uma bateria é o tempo que ela dura até precisar ser trocada.
De modo geral, a vida útil das baterias está muito ligada aos ciclos de carregamento. Toda vez que fizer uma carga completa da sua bateria, contará como um ciclo.
Por isso, antes de mais nada, é muito importante que você veja quantos ciclos a bateria dura. A questão da vida útil da bateria também altera diretamente no custo-benefício dela.
Não adianta nada escolher um modelo mais barato, mas que tenha uma vida útil muito pequena. Portanto, ao escolher uma bateria, é importante que você busque por um modelo que tenha uma vida útil prolongada, porque assim você saberá que não terá que trocá-la no curto prazo.
Qual é o problema de confinar uma bateria?
Agora, entraremos em uma parte muito importante e que, como uma recomendação nossa, achamos importante que você dê a devida atenção.
Assim, de modo geral, a bateria tem uma representatividade e uma importância muito grande em um sistema, principalmente quando se trata de um sistema de energia solar.
Contudo, uma coisa que vemos muito nas pessoas que ainda não tem um conhecimento muito grande acerca das baterias é a questão do confinamento delas.
Desse modo, muitas vezes as pessoas acabam achando que, por serem seladas, não há risco algum em confinar baterias. Entretanto, diferente do que essas pessoas acham, isso é um grande erro.
Mesmo sendo seladas, as baterias emitem gases, e em caso de confinamento, elas podem acabar causando uma explosão.
Isso é algo que, se não for muito bem organizado e verificado no processo de estruturação do seu sistema, pode se tornar um erro fatal.
Por isso que, na nossa opinião, caso você ainda não entenda ou não se sinta seguro para montar seu próprio sistema, recomendamos que você busque por profissionais. Mas não se preocupe, mais para frente falaremos mais sobre isso.
Agora, seguindo essa linha dos principais erros que as pessoas acabam cometendo quando utilizam as baterias em um sistema de energia solar, falaremos do problema que você pode ter ao elevar muito a temperatura de uma bateria.
Sendo assim, confira agora:
Qual é o problema de elevar muito a temperatura da bateria?
Assim como falamos antes, por serem peças fundamentais em um sistema, muitas vezes as baterias acabam sendo usadas e estruturadas em um sistema inadequado.
Sabendo disso, no caso da questão da elevação da temperatura das baterias, esse é um ponto que está muito ligado a parte de estrutura e que, se não for bem feita, pode acabar causando grandes problemas.
Quando colocamos uma bateria ou qualquer outra peça em nosso sistema, o que queremos é que eles tenham o máximo de eficiência, não é mesmo?
Com isso, essas práticas que causam ineficiência devem ser totalmente abdicadas.
Sabendo disso, é muito importante que você se atente para a sua estrutura não acabar elevando muito a temperatura das baterias.
Assim, quando as baterias acabam atingindo altas temperaturas, elas acabam perdendo muito a sua eficiência – dessa forma, você não estará aproveitando ao máximo o que ela pode proporcionar.
Por isso, é muito importante que, ao montar o sistema de acabamento e a estrutura como um todo, você se atente para a parte da bateria não ficar confinada, assim como destacamos no tópico anterior, e nem atingir temperaturas elevadas.
Com base nisso, evitando o confinamento das baterias e cuidando para que elas não fiquem em ambientes que possuem altas temperaturas, você conseguirá atingir o máximo de eficiência delas.
Especialistas em Energia Solar
Agora, como você pôde ver, quando se trata de baterias, há muitos detalhes técnicos que você tem que estar atento.
Por isso, assim como falamos no tópico anterior, para nós, a melhor forma de você montar um sistema de energia solar na sua casa é tendo o auxílio de especialistas.
Além de ter um resultado muito mais atrativo e com muito menos erros, você também acabará economizando muito durante esse processo.
Sendo organizado por especialistas, é claro que você terá uma segurança muito maior por saber que todo o sistema foi feito e organizado por pessoas que entendem da área. Assim, fazendo com que você não precise se preocupar.
Desse modo, se você já sabe da importância de ter a ajuda de profissionais para estruturar o seu sistema de energia solar, mas ainda não conhece uma empresa que é especialista na área, lhe apresentamos agora a Achei Energia Solar:
Conheça a Achei Energia Solar
Vendo que muitas pessoas querem começar a implementar um sistema de energia solar em suas casas, mas não tem o conhecimento necessário para isso, surge a Achei Energia Solar.
Assim, a empresa tem como principal objetivo atuar em todas as áreas que englobam a parte de energia solar – tanto na questão de energia solar fotovoltaica quanto na parte de aquecimento solar e bombeamento solar de água.
Entre as principais empresas que vemos no mercado, a Achei é a mais completa e com o melhor custo-benefício.
Ainda sobre ela, além da parte de serviços, a Achei também atua na parte de cursos. Hoje em dia, muitas pessoas querem aprender sobre a área, mas acabam não encontrando materiais que as auxiliem.
Por isso, vendo essa falta de material no mercado, a Achei conta com cursos que ensinam tudo sobre energia solar – desde os conceitos básicos de eletricidade até a parte de análise financeira de um projeto fotovoltaico.
Tudo para que você se torne um especialista na área. Portanto, se você quer aprender mais sobre Energia Solar, mas não sabe por onde começar – ou se está buscando por uma empresa que lhe ajude em toda estruturação do seu projeto, você precisa conhecer a Achei.
Clique aqui para conhecer nossos cursos e serviços.
Para não perder mais conteúdos como este, segue a Achei Energia Solar nas principais redes socias, aí quando postarmos mais conteúdos como este em nosso blog, você vai ficar sabendo!
Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir as últimas postagens em nosso blog!